Os alunos do Clube Ciência Viva e a jardineira Sandra não têm descanso! As sementeiras e estacarias estão a resultar em novas e bonitas plantas! Só hoje, envasaram-se perto de 100 plantas de hipericão-do-gerês, 30 nogueiras, 40 tamarix e mudaram-se de sítio 140 azinheiras e 80 carvalhos-alvarinho! A nossa mini-floresta foi, também, enriquecida com uma alfazema e um medronheiro! Sabias que são todas espécies autóctones? Ainda temos centenas de pinheiros mansos , alecrim, hipericão, tamarix, e castanheiros para envasar, queres vir ajudar?
A Escola Secundária de Santa Maria Maior vai participar nas XXII Jornadas da Computação Gráfica e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (JCGM-ESTG-IPVC), a decorrer no dia 17 de abril de 2024.
Os alunos vão participar em Workshops diversos sobre BLENDER (MODELAÇÃO E ANIMAÇÃO 3D), UNITY 3D (MOTOR DE JOGOS), HTML 5 (PÁGINAS WEB), palestras técnico-científicas, exposição de projetos e trabalhos de alunos, e ainda, visita às instalações da ESTG.
O Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior, representado pelas docentes Catarina Paço e Fátima Simões, esteve presente nos três seminários online que concluíram o projeto CEGE - Critical and Ethical Global Education - Heading up to Safer Schools. A organização, acolhimento e dinamização dos seminários ficou a cargo de cada um dos países parceiros no projeto: 19 de janeiro – Finlândia; 20 de fevereiro – Portugal; 14 de março – Estónia, com a presença da entidade responsável pelo projeto: Rauhankasvatusinstituutti (RKI [Peace Education Institute, Finland]); e a entidade parceira: Mondo (Estonian CSO, specialised in global education). Em representação de Portugal, além do nosso Agrupamento, colaboraram duas docentes do Agrupamento de Escolas de Barroselas, parceiro no projeto desde o início. Durante os seminários, foi possível apresentar o trabalho desenvolvido com base na ferramenta SAFER – “Schools Act for Equal Rights” e na metodologia HEADS UP - "Hegemony, Ethnocentrism, Ahistoricism, Depolitisation, Salvationism, Uncomplicated Solutions, Paternalism", já partilhado na plataforma ESEP (European School Education Platform), com vista à elaboração do relatório final. As professoras envolvidas pretendem continuar a desenvolver e implementar as estratégias que trouxeram deste projeto, disseminando-as no seio da comunidade educativa e contribuindo para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e uma educação global dando voz aos alunos.
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