Na última semana de aulas decorreram as últimas oficinas nos 3.º e 4.º anos do Projeto Crescer na Maior. Antes, em maio, tinham terminado as últimas oficinas dos 6.º, 9.º, 11.º e 12.º anos. No final do 2.º período ficaram concluídos os planos de trabalho dos 1.º, 2.º, 5.º e 8.º anos. As oficinas dos 7.º e 10.º ano tiveram lugar durante o 1.º período. No total foram mais meio milhar de sessões dinamizadas ao longo do ano letivo que envolveram todos os alunos de todas as turmas do Carmo, da Frei e da Maior, em diferentes horários e disciplinas dos três ciclos de ensino!
Criado há quatro anos, como plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, integrado no Plano de Recuperação das Aprendizagens, o Projeto Crescer na Maior cumpriu, neste ano letivo, a sua quarta edição. Diferentes para cada ano de escolaridade, os planos de trabalhopreviam entre 5 a 10 sessões de 90 minutos por turma, tinham como objetivos nucleares a promoção da melhoria da qualidade de ensino e a consciencialização dos alunos e das alunas para a aprendizagem integral, através da aquisição de competências pessoais, sociais e emocionais essenciais para o crescimento saudável das nossas crianças, adolescentes e jovens.
Desenvolvido através de dinâmicas de grupo, em oficinas de trabalho de competências, com recurso a metodologias de educação não formal, recuperando, de forma efetiva, valores essenciais para a formação dos alunos e alunas enquanto protagonistas das suas próprias vidas, assumidos como essenciais nos processos de aprendizagem e reflexão entre pares, o Projeto Crescer na Maior contribuiu para o desenvolvimento da autonomia pessoal, capacitando as crianças e jovens para a tomada de decisões e estimulando-lhes a capacidade de trabalho, a cooperação, a socialização em processos de cidadania e o espírito de superação.
As oficinas do projeto contribuíram, igualmente, para a promoção do autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e a solidariedade, à luz dos princípios da igualdade de oportunidades, dando assim corpo e substância à Carta de Sete Princípios para o Bem-Estar Pessoal e Coletivo, documento que é marca d’água deste Agrupamento.
Os objetivos dos planos de trabalho de cada ano de escolaridade foram plenamente cumpridos e os alunos e as alunas acolheram, muito positivamente, o projeto, mostrando-se capazes de colaborar, solidária e conjuntamente, na elaboração das regras de funcionamento em cada sessão, de tal modo que foi possível senti-los com empenho, motivação e muita participação.
Parece-nos, pois, justo considerar – e com agrado o assumimos – que nos nossos alunos e nas alunas foi crescendo o sentimento de partilha, de pertença e coesão grupal tão característico deste Agrupamento. Além desta perspetiva interna, apraz-nos ainda registar que os conteúdos transmitidos se encontram satisfatoriamente firmes e que são transportados (e utilizados) pelos alunos e pelas alunas, de dentro para fora da sala de aula. Este aspeto firma a nossa convicção de que as temáticas são, efetivamente, consolidadas pela maior parte dos alunos e das alunas, e serão transversais a outros contextos das suas vidas. Exemplo disto são alguns dos testemunhos de alunos e alunas que contactaram com o projeto: i) «Acho que os temas são muito importantes para evitar que os jovens tenham algum problema psicológico como depressão ou até mesmo suicídio»; ii) «Nestas sessões do Crescer na Maior consigo refletir tornando-me uma pessoa mais madura e também faz com eu me coloque melhor no lugar dos outros»; iii) «Permitiu que nós como turma pensássemos mais profundamente sobre certos temas que se não tivéssemos estas sessões não o faríamos. Foi muito bom para aprender mais sobre nós próprios e também sobre o que os outros pensam de nós»; iv) «As sessões ajudaram-me na minha autoconfiança e na minha autoestima…eu antes pensei em desistir e agora estou cheio de autoestima e muito feliz».
A Equipa está satisfeita com a intervenção desenvolvida, com a participação e a evolução sentidas em toda a comunidade escolar — direção, professores e professoras, funcionários e funcionárias, e alunos e alunas. O Projeto é de toda a comunidade, pelo que se deve salientar que a todas as pessoas coube uma fatia de colaboração no excelente trabalho de articulação, envolvimento e empenho para o sucesso. Só a confiança, a interajuda e o generoso empenho de todas as pessoas envolvidas nos levou a Crescer na Maior.
Sim, crescemos. Somos hoje uma melhor comunidade escolar, um melhor Agrupamento.