Começou a 5.ª edição de um projeto ímpar no país
Com o início do mês de outubro arrancaram as oficinas do Projeto Crescer na Maior. Este projeto inscreve-se nos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) que, desde o ano letivo 2020/2021, têm vindo a ser implementados em vários agrupamentos e escolas não agrupadas do país, na sequência da crise pandémica que se viveu em 2020 e 2021.
À semelhança dos anos anteriores, o PDPSC do nosso Agrupamento, tendo como inspiração a Carta de 7 Princípios para o Bem-Estar Pessoal e Coletivo, procura desenvolver competências pessoais, sociais, relacionais e emocionais dos/as alunos/as, contribuindo para o seu crescimento humano e o bem-estar social pessoal e coletivo da turma. Abrange, mais uma vez, todos/as os/as alunos/as do Agrupamento, estruturando-se em oficinas de 90 minutos, integradas nos seus horários, distribuídas ao longo do ano letivo. É um projeto único no país!
As oficinas são dinamizadas por três técnicas especializadas – Ana Lúcia Castro, Ana Paula Dias e Célia Cerqueira – que desenvolverão, entre outras, atividades com recurso a estratégias e metodologias de educação não formal, à aprendizagem experimental, à metodologia participativa e a técnicas de mindfulness e de respiração para a gestão e consciência das emoções.
Neste primeiro período escolar iniciam-se os planos de trabalho dos 1.º, 2.º, 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. Os restantes anos de escolaridade tomarão contacto com o projeto a partir do 2.º período.