O dia 28 de março, Dia Nacional dos Centros Históricos, foi o dia para o qual o 6.ºA e o 6.ºB trabalharam todo o período.
E valeu a pena!
A “Escape Room Captain Susty”, organizada por estas turmas para familiares, essencialmente pais e encarregados de educação, foi um sucesso absoluto. Com o objetivo de promover o património local e sensibilizar para os objetivos de desenvolvimento sustentável “que tinham desaparecido em Viana do Castelo”, a atividade foi planeada com muito cuidado nas disciplinas de "Investigar e Aprender Património Local", "Cidadania e Desenvolvimento", e "Educação Musical" e muito bem executada no dia (aqui ).
Os participantes foram divididos em grupos e tiveram que resolver uma série de enigmas para encontrar as peças de um puzzle sobre a cidade e os ODS.
Os enigmas eram desafiadores e exigiam que os participantes trabalhassem em equipe e usassem competências como raciocínio lógico e criatividade para solucionar os problemas. Alguns enigmas exigiam que encontrassem pistas escondidas, enquanto outros impunham a resolução de quebra-cabeças ou adivinhas. Além dos enigmas, os participantes também foram surpreendidos com desafios que testavam os seus conhecimentos sobre os ODS e o património local.
A Escape Room Captain Susty, como referido pelos participantes, foi uma experiência criativa, educativa, divertida, dinâmica, pedagógica, empolgante, original, colaborativa, lúdica, que promoveu aprendizagem de qualidade. Alunos e participantes aprenderam sobre o património local e os ODS de uma maneira interativa e motivadora. Certamente, foi uma experiência que ficará marcada na memória de todos por muito tempo.
A história da Escape Room em https://youtu.be/6ZI9H3XelcM
Fátima Moura Salgueiro Simões