O Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior esteve presente no terceiro e último seminário presencial no âmbito do projeto CEGE - Critical and Ethical Global Education, representado pelas docentes Catarina Paço e Fátima Simões.
Este projeto europeu que conta com a participação de professores da Estónia, Finlândia e Portugal apoiado por instituições de ensino superior da União Europeia, realizou-se na Estónia, na cidade de Tallinn, de 10 a 13 de outubro. Até ao final de março, haverá ainda mais três encontros online, acolhidos por cada um dos países participantes.
Em representação de Portugal, além do nosso Agrupamento, estiveram presentes duas docentes do Agrupamento de Escolas de Barroselas, parceiro no projeto desde o início.Durante o seminário, foi possível apresentar o trabalho já desenvolvido com base na ferramenta SAFER – “Schools Act for Equal Rights” e na metodologia HEADS UP - "Hegemony, Ethnocentrism, Ahistoricism, Depolitisation, Salvationism, Uncomplicated Solutions, Paternalism" e planificar, colaborativamente, os próximos momentos de ação. Foram momentos de aprendizagem, reflexão, trabalho, partilha e convívio com os colegas de outros países, permitindo perceber o destaque dado à educação e à abordagem da cidadania global nos países parceiros. O objetivo será continuar a contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e uma educação global dando voz aos alunos.