Rua Manuel Fiúza Júnior - 4901-872, Viana do Castelo 258 800 020 diretor@esmaior.pt

Dia Mundial da Filosofia

15 filosofia
A atividade dedicada ao Dia Mundial da Filosofia sob a coordenação da docente do Grupo Disciplinar, Eduarda Oliveira, decorreu a 16 de novembro, das 10h até às 12h no Auditório da Escola Secundária de Stª Maria Maior. A temática abordada foi a Universalidade dos Direitos Humanos e a Intemporalidade da Filosofia. O Doutor Nuno Fadigas foi o orador convidado e contou com a participação das turmas de 10º ano(D) , 11º ano (A e J ) de Filosofia e 12º anos da Disciplina de Psicologia B as turmas ( E e M) e dos respetivos professores acompanhantes do Grupo disciplinar de Filosofia e Psicologia. De salientar que o Doutor Nuno Fadigas, para além de docente do Ensino Secundário, possui um vasto conhecimento na área do cinema, é autor de vários Manuais Escolares de Filosofia e Psicologia, investigador na área da Filosofia para Crianças, palestrante de diversas temáticas no âmbito da Filosofia e Formador de Professores de Filosofia. Foi simpaticamente no início da sessão agraciado com um livro oferecido pela Diretora da Escola.

Gentilmente acedeu ao convite para assinalar a Comemoração do Dia Mundial da Filosofia. Assinalou esta data apresentando aos Docentes e Discentes presentes no Auditório da Escola de Stª Maria Maior, uma lição de Cidadania, inspirado na filósofa Hannah Arendt e a banalidade do Mal, tendo para o efeito projetado um vídeo que muito agradou à assistência.
Partiu da ideia de que vivemos num dos momentos mais críticos das nossas vidas, pois vivemos tempos de perigos, realçando que precisamos sempre de pensar cada vez mais. E sobretudo precisamos de formar pessoas virtuosas e nisto consiste o ligar a Ética á Educação, pois considerou que a Guerra está cada vez mais perto, não só do ponto de vista geográfico, mas temporal. A Filosofia foi sempre alvo de ataques, nomeadamente pelo poder político, daí o Dia Mundial da Filosofia ter sido criado pela Unesco por causa da Autonomia de Espírito Crítico e para ajudar a Saber Pensar. Neste contexto citou exemplos da 2º Guerra Mundial, sobretudo a banalidade do Mal cometido pelas forças Nazis. O conhecimento forma-se através da experiência…é preciso tempo!
Que tipo de Cidadão estamos a formar? O grande Sujeito Ético tem que ser um bom decisor. O Bom Senso, a Sensatez… O Mundo onde apareceu a Filosofia, nunca nos deve afastar do PENSAR e do pensarmos pela nossa própria cabeça. Os professores de Filosofia têm a função de levar os alunos a PENSAR por si próprios, daí a Filosofia e o ensinar Filosofia ser uma profissão perigosa. Concluiu que o Mal projetado no Mundo é feito por seres humanos que se recusam a serem seres humanos. Entre outras reflexões acrescentou que a manifestação do ato de Pensar não é o Conhecimento e perante uma plateia atenta, entusiasmada e interessada, o Professor Nuno Fadigas, no final recolheu muitos aplausos e restou a ideia de que a Filosofia é a porta de entrada do pensamento autónomo e crítico.

Contactos

Endereço:
Rua Manuel Fiúza Júnior -  4904-872  Viana do Castelo

Telefone:
258 800 020

Email:
diretora@esmaior.pt